• CHAKRA RAIZ WORKSHOP

    CHAKRA RAIZ

    CHAKRA RAIZ WORKSHOP

     

    WORKSHOP 

    Segurança • Protecção • Sobrevivência

     

    EU SOU

     

    O chakra raiz, ou Muladhara, também conhecido como chakra básico, é responsável por nossa sobrevivência. A ele compete a função de nos manter enraizados, com os pés no chão – literal e figuradamente. Neste artigo, você irá conhecer um pouco mais sobre ele. Acompanhe-nos nesta jornada sobre esse chakra, que é literalmente a nossa base.

     

    O que significa Muladhara?

    De origem sânscrita, o termo “Muladhara” quer dizer “base e fundamento”, “raiz”, “base da Existência” (“mula” = “raiz”; “adhara” = “base”). É o centro de força na base da coluna vertebral, a base do corpo energético.

     

    Esse chakra tem a aparência de uma flor-de-lótus vermelha com quatro pétalas, que trazem letas sânscritas, representando cada uma um modo de consciência (ou vritti) : maior alegria, prazer natural, deleite em controlar a paixão e felicidade na concentração.

    Em seu centro, aparece um quadrado amarelo, que simboliza o elemento Terra, e a sílaba que representa seu bija mantra, LAM.

    Bijas mantras são vibrações sonoras sagradas que carregam o poder de uma dada energia. Ao serem pronunciados, esses sons potencializam, desbloqueiam ou ativam a energia do chakra ao qual estão associados.

    Características do chakra raiz

    O chakra raiz está localizado entre a área genital e o ânus, abrangendo também a base da coluna vertebral, o cóccix.

    Esse chakra responde por todas as partes “sólidas” do corpo : espinha, ossos, tendões, músculos, dentes, unhas. Além disso, também se associam a ele as glândulas suprarrenais e o intestino grosso (por onde passa matéria sólida).

    A cor da energia vital da natureza

    O vermelho representa o chakra raiz. É um vermelho vivo, intenso, que promove estímulos, motivação contra o desânimo. Essa cor transmite coragem, energia e disposição para seguir em frente. Está associada ao sangue (uma das coisas pelas quais esse chakra também responde), à paixão, à raiva, ao dinamismo e à confiança.

    Há várias formas de usar a cor para auxiliar o equilíbrio dos chakras. No caso do Muladhara, uma opção é fazer exercícios de respiração imaginando o vermelho na região associada a ele, repetindo o seu bija mantra (LAM).

    O chakra da base sólida

    Muladhara é regido pelo elemento Terra. Esse elemento se caracteriza pela solidez e firmeza. Esse chakra nos conecta com a força da natureza e nossa ancestralidade, ajudando a construir a sensação de segurança, para podermos lidar com nossos medos e traumas, além de memórias desde nossa infância.

    Esse é um chakra que nos liga também ao que é concreto, ao mundo material – incluindo o bom funcionamento do nosso corpo físico. Por ter a Terra como regente, ele nos coloca no aqui e no agora, na consciência plena do momento presente.

    Harmonia por meio dos cristais

    Há uma grande incidência de pedras que representam o chakra raiz. Entre elas, destacam-se: jaspe vermelha, ágata, hematita, obsidiana arco-íris, septária, turmalina negra, rubi e quartzo vermelho.

    O propósito das pedras e dos cristais é equilibrar os chakras, além de ajudar a restabelecer a autocura. Sua ação se dá por meio do eletromagnetismo, e as vibrações que elas emitem têm o poder de purificar, alinhar e ativar a energia dos chakras, ajudando a aumentar sua força.

     

    O que acontece quando o chakra raiz está desequilibrado?

    Conforme já mencionamos, há vários meios de equilibrar e fortalecer nossos chakras. E essa é uma prática essencial, uma vez que situações desagradáveis ou problemas de saúde podem nos tirar dos eixos, desarmonizando também os nossos centros de energia.

    Quando o chakra raiz está em desequilíbrio, os sinais são muito evidentes (em todas as esferas – física, espiritual e emocional): falta de energia física, desinteresse sexual, problemas na coluna, no ciático e na lombar, distúrbios no intestino e no útero, artrite, hemorroidas, entre outros.

    Quando ele está aberto em demasia, podem ocorrer hiperatividade, ansiedade e um apego não saudável a bens materiais. Já quando ele se apresenta muito fechado, a apatia, a baixa autoconfiança e a insegurança podem predominar, abrindo espaço até mesmo para a depressão.

    Sendo assim, atingir o equilíbrio – nem muito aberto, nem muito fechado – é essencial para que nossa saúde física, mental e espiritual esteja sempre resguardada.

    Chakra raiz equilibrado

    Com o nosso chakra raiz alinhado, nossa vida tem mais vigor. Nós nos sentimos mais corajosos, confiantes, conectados com o aqui e o agora e com o mundo material. Nossa capacidade de encarar e superar obstáculos está aumentada, e isso nos dá mais motivação para viver.

    Conseguimos enxergar o mundo com mais clareza, e nosso poder de decisão se encontra mais acurado e realista. Sem falar nas questões sexuais : nosso corpo se sente pronto e potente, emocional e fisicamente pronto para a prática sexual saudável.

    Nas questões físicas, temos um melhor alinhamento na coluna, pernas fortes e saudáveis, controle do peso corporal e um bom funcionamento geral de músculos e ossos.

    Aromaterapia também é uma ótima opção. Os óleos essenciais associados a esse chakra ajudam a equilibrá-lo e energizá-lo. Os mais indicados são aqueles extraídos de sementes, como os de café torrado e verde, pimentas, anis-estrelado, tomilho, manjericão e gengibre, cha dente de leao...

    Além do que já mencionamos para manter o equilíbrio dos chakras, cabe ressaltar que um estilo de vida saudável é mandatório para uma boa saúde global. Portanto, alimente-se adequadamente, durma a quantidade de horas necessária, não beba muito álcool, fique longe do cigarro, pratique meditação e atividades físicas (Yoga é uma excelente alternativa, já que tem uma íntima ligação com os centros de energia do corpo), REIKI também pode ser uma excelente ferramenta, meditaçao e procure estar bem com você mesmo.

    Existem afirmações que podem ser repetidas para equilibrar o chakra da raiz.

    Eu aceito a prosperidade em minha vida.

     Eu nutro minha mente, meu corpo e meu espírito.

    Eu crio um fluxo de energia saudável constantemente.

    Eu tenho tudo que preciso para uma vida abundante.

    Seu corpo é o lar que você carrega consigo. Para você estar bem, ele precisa estar bem também. Por isso, dê atenção especial à sua morada. Respeite-se, cuide-se !

    Manter os chakras em equilíbrio garante não só um corpo saudável e cheio de boas vibrações, como também uma vida plena, dotada de autoconhecimento, autoestima e amor-próprio.

     CATARINA MACEDO

     

     

    « Consommer le curcuma en cuisineCHAKRA ESPLENICO/ SACRO »
    Partager via Gmail Pin It

  • Commentaires

    1
    Samedi 29 Octobre 2022 à 17:37

    coucou   

     bonjour 

     j 'espére que tout vat bien pour toi 

     bon hiver 

     kénavo 

    Suivre le flux RSS des commentaires


    Ajouter un commentaire

    Nom / Pseudo :

    E-mail (facultatif) :

    Site Web (facultatif) :

    Commentaire :